December 29, 2014
Brazil

Ventania derruba torre de energia eólica em Santana do Livramento, RS

21/12/2014 - g1.globo.com



Torre de energia caiu em Santana do Livramento (Foto: Fabian Ribeiro/Raw Image/Estadão Conteúdo)

Torre de energia caiu em Santana do Livramento (Foto: Fabian Ribeiro/Raw Image/Estadão Conteúdo)

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde de sábado (20) e madrugada de domingo (21) deixou um rastro de destruição em várias regiões do estado. Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, as rajadas de vento foram tão fortes que derrubaram oito torres de energia eólica do parque da Eletrosul. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Defesa Civil de Santana do Livramento, as rajadas de vento ultrapassaram os 120 km/h no município. Em Porto Alegre, a velocidade dos ventos atingiu 129 km/h na noite de sábado (20), conforme reportou o Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Os aerogeradores que caíram ficam no Complexo Eólico Cerro Chato, da Eletrosul. Em nota, a empresa disse que as estruturas foram derrubadas por ventos que atingiram quase 250 km/h, segundo dados dos institutos de meteorologia da região.

Cada aerogerador tem 136 metros de altura e pesa mais de 600 toneladas. A empresa afirmou que técnicos fizeram uma vistoria neste domingo (22) para garantir a integridade das demais torres dos parques atingidos. As estruturas danificadas serão restauradas ou trocadas por novas torres.

Os ventos também derrubaram árvores, postes de energia elétrica e destelharam casas por toda a cidade. A Defesa Civil municipal estima que mais de 400 residências foram danificadas. Deste número, 259 receberam lonas por conta dos destelhamentos causados pelo temporal.

O setor de pronto socorro da Santa Casa do município foi danificado pelo temporal e os atendimentos tiveram de ser transferidos para o Centro Hospital Santanense (CHS). Um setor com mais de 20 quartos que seriam inaugurados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também acabou danificado.

O Corpo de Bombeiros de Livramento contabilizou ao menos 50 árvores e postes caídos na cidade. A corporação recebeu 345 chamados para atendimento de ocorrências relacionados ao temporal. Equipes dos municípios vizinhos de Alegrete e Quaraí tiveram de reforçar o efetivo para dar conta do número de atendimentos.

Estragos em outras cidades

Esteio, na Região Metropolitana, foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal. Ao menos 300 casas já foram atendidas, segundo a Defesa Civil do município. A estimativa é de que pelo menos 20 mil pessoas foram afetadas, seja por destelhamento de casas ou falta de água e luz. O estoque de lonas do órgão terminou durante a manhã. Mais de mil metros do material foram distribuídos a famílias afetadas.

Duas escolas públicas foram atingidas. Muitos moradores também tiveram as casas invadidas pela água e perderam móveis e eletrodomésticos. Conforme a prefeitura, uma família de oito pessoas ficou desabrigada e foi encaminhada para o Ginásio Municipal Edgar Piccioni, na Vila Olímpica, mas retornou à residência na manhã deste domingo. O número oficial até as 14h era de pelo menos 300 casas destelhadas, mas a expectativa é de que o dado seja maior. O bairro mais afetado foi o de Novo Esteio.

“Por baixo é 20 mil, deve ter mais gente afetada. A população é de 86 mil habitantes, e os principais bairros da cidade foram atingidos. Nosso estoque de lonas já acabou, mas tem mais famílias precisando. Então temos de ver como vamos conseguir, porque até nas lojas isso já deve ter acabado”, aponta o coordenador da Defesa Civil, Luiz Carlos Terra

Na Região Metropolitana, há estragos também em Alvorada, Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Falta energia elétrica e de água desde as 21h de sábado (20). Em Porto Alegre, o temporal começou por volta das 21h, com fortes rajadas de vento e chuva intensa. Foram registradas quedas de árvores, postes e problemas no trânsito, além de falta de luz.

Em São Gabriel, na Região Central, mais de 100 casas ficaram destelhadas. Um galpão veio abaixo e uma borracharia e uma casa que ficava nos fundos do estabelecimento foram totalmente destruídas. O vento também derrubou árvores e postes.

Em Restinga Seca, a força do vento destelhou mais de 40 casas, segundo o Corpo de Bombeiros do município. Na Serra, Flores da Cunha foi o município mais atingido pelo temporal. Pelo menos 30 casas ficaram destelhadas. A força do vento chegou a quebrar os vidros de algumas residências.

Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o temporal que começou na noite de sábado (20) deixou estragos em cerca de 250 residências de diferentes bairros. Parte da cidade também ficou sem energia elétrica por causa do vento forte. Não há registro de desabrigados.

Em Vera Cruz, na mesma região, a situação mais grave foi registrada no hospital da cidade. Parte do prédio ficou alagada durante a chuva. Entre adultos e crianças, 12 crianças precisaram ser transferidos para o Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul.

Falta de luz

As atualizações mais recentes das concessionárias de energia indicam ao menos 265 mil pontos dem luz no estado. São 200 mil na área de concessão da AES Sul, 35 mil na área da RGE e outros 30 mil na região da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

AES Sul chegou a ter cerca de 500 mil clientes sem energia durante a madrugada de sábado (20). Os municípios mais atingidos são Santana do Livramento, Alegrete, Santiago e São Borja, na Fronteira Oeste, além de Santa Maria e Cachoeira do Sul, no Centro do estado.

Na área de cobertura da RGE, cerca de 35 mil endereços permanecem sem luz. Segundo a empresa, os problemas no abastecimento estão concentrados nas regiões de Cruz Alta, Santo Ângelo, Taquara e Nova Prata.

Já a CEEE tem 30 mil pontos sem energia elétrica. A maior parte dos clientes da empresa sem luz está concentrada em Porto Alegre, mas também há falta de energia em outros municípios da Região Metropolitana, como Eldorado do Sul, Viamão e Alvorada. Também não há previsão para a normalização do abastecimento nesses locais.


URL to article:  https://www.wind-watch.org/news/2014/12/29/ventania-derruba-torre-de-energia-eolica-em-santana-do-livramento-rs/